top of page
da Michelle (1).png
IMG_2514.JPG

A Aromaterapia, como toda Terapia Holística, ajuda na nossa busca pelo equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

 

Ela se baseia na arte e ciência de utilizar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente.

 

A aromaterapia pode beneficiar muito seus dias e pode ser utilizada para o tratamento de diversas questões como ansiedade, insônia, depressão, asma, resfriado frequente, cansaço físico e mental. Apesar de ser um tratamento à base de produtos naturais, é importante que a aromaterapia seja orientada por um aromaterapeuta, naturopata ou outro profissional especializado, para saber qual o melhor tratamento para o seu caso.

 

Registros do uso de ervas aromáticas existem há milhares de anos. Os primeiros registros foram feitos pelos egípcios, que usavam um método conhecido como infusão para extrair os óleos de plantas aromáticas e utilizá-los desde o embalsamento de faraós à produção de perfumes, medicamentos e óleos para massagem. Usavam principalmente a Mirra, conhecida por suas propriedades antissépticas, e o Olíbano (ou frankinsence, que significa “incenso verdadeiro”), muito empregado em cultos religiosos devido ao seu aroma rico e penetrante que auxilia na conexão espiritual.

 

Não é de agora que a aromaterapia está presente nas civilizações, faz parte dos mais antigos métodos de cura, além de estar em banhos, massagens e rituais religiosos de diversas culturas milenares.

 

O termo “aromathérapie” só surgiu a partir dos anos de 1920 com o francês René Maurice Gattefossé, que após um acidente com queimadura no seu braço descobriu o poder curativo e anti séptico dos óleos essenciais. 

A partir daí, surgiu a aromaterapia moderna. Outros nomes foram importantes para a evolução da terapia com os óleos essenciais, mas apenas nos anos 80 ganhou a sua maturidade e reconhecimento, graças a estudos bioquímicos dos ativos dos óleos essenciais.

Os óleos essenciais são substâncias concentradas extraídas de sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas, ou seja, são compostos de origem vegetal. Devido às suas propriedades medicinais, eles proporcionam benefícios para a saúde e bem estar físico e emocional, pois são absorvidos e metabolizados pelo organismo trazendo sensações imediatas.

 

Nos dias de hoje a aromaterapia é reconhecida pelo poder medicinal, utilizada em produtos de higiene, beleza, bem estar e como terapia complementar aos tratamentos médicos convencionais.

 

No contexto da aromaterapia, quando se fala em sinergias de óleos essenciais, está-se falando sobre combinações específicas de óleos essenciais que, quando usados juntos, criam uma ação terapêutica mais poderosa do que cada óleo teria isoladamente. Para saber mais sobre as sinergias, clique aqui.

bottom of page